Nós saímos de Tiradentes/MG sentido São João Del Rei; passamos pelo Largo das Forras, pelo centro de Tiradentes e saímos da cidade sentido Estrada Real. Esse é um trecho curto e movimentado, todo asfaltado, sinalizado com alguns totens.
Chegamos em Santa Cruz de Minas, um pequeno município entre Tiradentes e São João Del Rei; também tem se destacado pelas lojas de artesanato, com preços mais convidativos que a vizinha Tiradentes.
Fizemos uma parada da Cachoeira do Bom Despacho, muito bonita e lotada aos fins de semana por pessoas que vão lá para contemplar e se refrescar, principalmente em um lindo dia de sol como o que pegamos. Lá há um enorme marco da Estrada Real, com algumas informações.
Chegamos em São João Del Rei rapidamente e paramos na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar; foi construída entre 1703 e 1704 e é uma grande bela representante da arte colonial brasileira, contendo rica decoração em talha dourada, pinturas e estatuária; tem elementos do Estilo Joanino e Rococó. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nós gostamos muito de visitar igrejas e outros templos pois geralmente são lugares preservados e que nos contam um pouco da história do lugar onde estão situados.
Passamos também pela linda Igreja de Nossa Senhora do Carmo; a fachada é impressionante, representante do Estilo Rococó, apresenta a portada ricamente decorada por elementos escultóricos e as torres octogonais ligeiramente recuadas do plano da fachada. A parte interna é ricamente decorada. Sua construção foi concluída em 1732.
São João Del Rei é uma cidade maior e mais movimentada que as cidades históricas, mas que possui muitos atrativos para serem visitados como igrejas, museus e lojas de artesanato em estanho. Um lugar repleto de história!
Confira mais dessa viagem no vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima:
"Viajar - te deixa sem palavras
e então te transforma em um contador de histórias."
Ibn Battuta
A gente se vê na estrada!
Comentários
Postar um comentário