A Serra da Mantiqueira é muito mais que somente Campos do Jordão

A Serra da Mantiqueira é muito mais que somente Campos do Jordão

A Serra da Mantiqueira é muito mais que somente Campos do Jordão

Em 2020, com a pandemia do Covid-19, começamos a fazer passeios por estradas de terra bem isoladas, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, e daí surgu a ideia de criar o projeto Caminhos da Mantiqueira, como parte do Canal SerrAcima. Foi a primeira vez que pensamos em criar os vídeos baseados em um projeto e isto está sendo bem interessante e a Serra da Mantiqueira tem tudo a ver com o nome SerrAcima!

Com isso começamos a pesquisar lugares, estradas, atrações, restaurantes e claro, hospedagens. E nesta pesquisa por hospedagens, nós nos deparamos com uma situação, que para nós que já rodamos tanto por estas bandas da Serra da Mantiqueira, nos causou estranhamento. Quando buscamos, em uma plataforma especializada em hospedagens, usando o termo de busca: “Serra da Mantiqueira”, obtivemos um resultado de 90% na cidade de Campos do Jordão - SP e os 10% restantes foram em Monte Verde – MG, sendo que a Serra da Mantiqueira é enorme e cheia de hospedagens dos mais variados tipos e de atrações turísticas que podem ser aproveitadas em todas as épocas do ano em diversas cidades.

Claro que não temos nada contra Campos do Jordão e Monte Verde; muito pelo contrário, adoramos as duas cidades! Monte Verde foi o local escolhido para começar o Canal SerrAcima em 2019 e logo em seguida fomos até Campos do Jordão, e com certeza, iremos muito mais vezes e faremos muito mais vídeos nestas duas belas cidades.

A questão aqui é: queremos viver e compartilhar experiências diferentes de viagens e incentivar as pessoas a conhecerem novos lugares. Mas, mesmo vivendo em uma época em que a informação está literalmente na palma das mãos, isto muitas vezes é tão fácil que faz com que as pessoas se acomodem e não pesquisem por novos lugares para conhecerem e repitam sempre os mesmos passeios várias vezes.

A internet é um conjunto de algorítimos, que tentam transformar nossa experiência em números, e aí por meio de inúmeros cálculos, nos oferece sempre mais do mesmo, pois o ser humano gosta de repetições... então, as cidades que têm mais infraestrutura podem receber mais pessoas e estas pessoas postam fotos, comentários e uma série de informações e então o que o algorítimo faz? Manda mais informação deste mesmo lugar para a pessoa e também para pessoas próximas a quem postou as fotos e os comentários e assim este lugar fica ainda mais famoso e atrai muito mais pessoas, e isto tudo sem contar as promoções pagas.

Isto não é ruim, pois o objetivo é auxiliar o usuário em sua busca; mas se nós, como humanos, não fugirmos um pouco do algorítimo e pesquisarmos para tentar vivenciar outras experiências, lugares, sabores etc, estaremos sempre visitando os mesmos lugares e transformando possíveis experiências em rotinas.

Na época dos "Guias de Papel" a informação era mais difícil de ser encontrada, mas as pessoas, pelo menos, folheavam o guia, olhavam os mapas anexados e tinham a chance de encontrar novos lugares. Ou assim como nós, às vezes apenas saiam sem destino para dar uma volta e tinham a chance de conhecer lugares ótimos e viver boas experiências, ou pelo contrário, ter experiências ruins... quantas vezes nós já nos decepcionamos, por exemplo, com restaurantes? Mas isso faz parte do prazer de viajar, de fazer novas descobertas e ter histórias para contar.

Bem, mas como nosso objetivo aqui no Canal SerrAcima é auxiliar as pessoas a terem novas experiências, vamos dar algumas dicas para você passear pela Serra da Mantiqueira e não necessariamente ter que ir apenas a Monte Verde ou a Campos do Jordão, vamos lá, se dê uma chance de conhecer novos lugares!

Bem perto de Campos do Jordão você já pode aproveitar as belezas de Santo Antônio do Pinhal e não estamos falando só de ficar hospedado lá e ir para Campos do Jordão, ou só aproveitar alguns restaurantes no centrinho da cidade. Lá tem muitos atrativos naturais como o Pico Agudo, com uma bela paisagem do Vale do Paraíba, ou ainda a Cachoeira do Lajeado ou também se deliciar com uma das cervejarias artesanais da cidade. Em 2019 passamos pela Cervejaria e Empório Carijó e queremos muito voltar lá pois a experiência foi muito boa.

Se você pensa em algo digamos, mais refinado, não deixe de conhecer a Vinícola Villa Santa Maria e degustar um almoço harmonizado com os vinhos produzidos pela vinícola; fazer uma degustação orientada e a visita guiada pelos lindos jardins e parreirais, tudo isso em São Bento do Sapucaí com a visão da bela Pedra do Baú, do ladinho de Campos do Jordão.

Se você quer ir um pouco mais longe, pode se aventurar entre a Cidade de Cruzeiro – SP e Passa Quatro – MG pela rodovia SP 052 e pela MG 158. Bem na divisa dos estados é um ótimo lugar para estar próximo da história. É só fazer uma parada rápida no Mirante da Garganta do Embaú.

O Belo Mirante da Garganta do Embaú

Lá já foi passagem dos Bandeirantes, que deram o nome à cidade de Passa-Quatro. Também foi passagem da Estrada Real, de uma estrada de ferro, com um túnel de quase 1km, que foi inaugurada pelo próprio Dom Pedro II. E também um fato triste de nossa história, pois foi onde se travou a batalha mais sangrenta da Revolução de 1932. E tudo está lá representado por inúmeros marcos, monumentos, totens, obras e trilhos.

Seguindo um pouco a frente, “passando 4 vezes o Rio …” se chega a histórica cidade de Passa Quatro, pouso de Bandeirantes, Tropeiros, parada da Ferrovia e claro base das tropas mineiras da Revolução de 1932. Hoje a pacata cidade abriga luxuosos Hotéis Fazenda, hospedagens rurais, bares, restaurantes, lojas de queijos e outros produtos regionais além é claro de um belíssimo passeio de trem.

Trem da Serra na Estação Passa Quatro

Não muito distante de Passa-Quatro, a região de Pouso Alto, Itanhandu e Itamonte, todas cidades do Estado de Minas Gerais, são um paraíso para quem gosta de cachoeiras; em toda a região o que não faltam são quedas d'água e poços para banho, de águas são geladas o ano inteiro, ótimas para refrescar no verão e admirar no inverno.

Cachoeira do Coura - Pouso Alto - MG

Esta é uma das regiões mais altas do país, conhecida como Terras Altas da Mantiqueira, isso porque são bem frias no inverno e têm temperaturas muito agradáveis no verão e claro, não deixe de provar o pinhão produzido na região e os queijos, principalmente o Parmesão de Alagoa.

E a Serra da Mantiqueira chega também ao estado do Rio de Janeiro, onde vale muito a visita à cidade de Visconde de Mauá e de seus distritos de Maromba e Maringá, este último um belo distrito que se divide entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na região o que não faltam são charmosas pousadas e chalés acolhedores, restaurantes que servem desde a comida tradicional, deliciosas trutas e até comida contemporânea. Cafés onde se pode se deliciar com os grãos especiais de diversas regiões das Minas Gerais e aproveitar uma série de atrações naturais no Parque Nacional de Itatiaia, cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego.

Por incrível que pareça esses foram somente alguns exemplos de que é possível curtir a Serra da Mantiqueira sem ter que repetir o mesmo passeio a Campos do Jordão e Monte Verde todo o inverno, mas a Serra da Mantiqueira é ainda muito maior que estes pequenos pontos que sugerimos aqui neste post.

E você? Qual seu ponto favorito da Serra da Mantiqueira? Deixe aí nos comentários para nos incentivar a conhecer novos lugares! A gente se vê na estrada!


INFORMAÇÕES

Com a pandemia de COVID-19, muitas destas atrações se encontram fechadas, ou com muitas restrições; portanto se for planejar sua viagem, confirme com antecedência como está o funcionamento do lugar. Entre em contato diretamente com o lugar para pegar estas informações, pois existem diversas informações desencontradas na Internet.

O Canal SerrAcima é um criador de conteúdo digital para internet, que tem o objetivo de compartilhar "experiências" de lugares que visitamos. Não somos agentes ou agência de viagem, assim como não temos contrato ou qualquer tipo de relação com os lugares visitados, por isso não nos responsabilizamos por sua visita ou pela experiência que você teve durante sua visita.

Comentários