De Vargem Bonita à Delfinópolis - MG



Fizemos a travessia de Vargem Bonita/MG, saindo do Morro do Carvão e descendo a Serra Branca. Estava um dia ensolarado e encontramos muitos grupos de jipeiros subindo e descendo por lá! Paramos para fotografar no mirante antes de descer... de lá, se tem uma bela visão do Vão da Babilônia, abaixo, e da Serra da Babilônia, em frente. Lá tem um pequeno oratório com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e vários motociclistas estavam parando lá para fotografar.

Descida da Serra Branca


Descemos a Serra Branca pela primeira vez; apesar de visitarmos muito a região, nunca tínhamos passado por lá. A Serra Branca tem esse nome por causa do tipo de rocha do local, a pedra mineira; quando ela é moída, fica branca. De longe é possível avistar o caminho branco no meio do verde, é um visual bem legal!


Serra Branca vista de baixo


Quando chegamos ao final da serra, nós encontramos um pessoal de Divinópolis que estava pretendendo subí-la com dois carros 4x2; perguntaram pra gente o que achávamos... o Giuliano respondeu que haviam passado a máquina recentemente e o caminho não estava tão ruim. Que se subissem devagar, conseguiriam sem problema. Ficamos preocupados mas soubemos à noite que deu certo: por uma divertida coincidência, o pessoal estava hospedado na mesma pousada que nós; isso gerou muita conversa e muitas risadas!
A Serra Branca é um dos acessos ao Vão da Babilônia e à famosa Pousada e Restaurante da Vanda, muito frequentada por jipeiros e motociclistas de trilha. A pousada estava bem cheia; queríamos almoçar lá, mas ainda era muito cedo... o almoço só começaria a ser servido a partir das 12h30. Como não quisemos esperar, pois ainda tínhamos muita estrada pela frente, seguimos e deixamos o almoço lá para outra ocasião.

Placa da entrada da Pousada e Restaurante da Vanda


Continuamos o caminho até chegar ao Caminho do Céu, onde também nunca havíamos passado. E deu para entender porque lá é tão famoso: a estrada é bem alta, com uma boa visão para os dois lados dos desfiladeiros. Dizem até que um jipe despencou pelo desfiladeiro há alguns anos e colocaram uma placa lá, mas nós não vimos (procuraremos na próxima visita).

Bela imagem do Caminho do Céu


Ao invés de seguir pelo Caminho do Céu até o final, optamos por descer ao Vale da Gurita e seguir até a Cachoeira do Ouro, onde sabíamos que poderíamos almoçar. E deu certo: apesar de estar muito cheio, esperamos na fila e conseguimos comer aquela comida típica mineira, simples mas deliciosa! Carne de porco de "lata" (conservada em sua própria gordura, como já se fazia antes do uso da geladeira), legumes refogados e de sobremesa, um doce de leite com queijo que estavam divinos!



Avaliação detalhada:

Ambiente: 3.0 - Bom
Limpeza: 2.0 - Regular
Atendimento: 3.0 - Bom
Comida: 3.5 - Bom
Custo Benefício: 3.5 - Bom
Nossa experiência: 3.0 - Bom

Optamos por visitar a Cachoeira do Ouro após o almoço. É possível só almoçar ou só visitar a cachoeira. São três quedas; o acesso até a primeira queda é curto e tranquilo, a cachoeira é muito bonita. É a segunda vez que visitamos o lugar, mas sempre vamos apenas à primeira cachoeira. Eles também tem hospedagem em camping e pousada. Para quem vai para lá saindo de Delfinópolis, o aceso é por uma estrada de terra, bem sinalizada, que pode ser acessada por qualquer tipo de veículo; são 33 km da cidade até a Cachoeira, levando aproximadamente uma hora e quinze minutos.


Cachoeira do Ouro


Ao invés de seguirmos pelo Vale da Gurita para sair na cidade de Delfinópolis, nós preferimos cruzar a Serra Preta em direção ao Condomínio de Pedras e saímos pelo Complexo do Claro. Paramos no mirante para fotografar a bela paisagem de Delfinópolis e da Represa do Peixoto.

Vista da Represa do Peixoto


Após mais de 112 km percorridos, pegamos a BR 464 e seguimos até a MG 050 para retornar pelo asfalto para Vargem Bonita, onde estávamos hospedados. Neste trecho, percorremos mais 190 km, totalizando mais de 300 km e doze horas no passeio todo. Saímos cedinho e chegamos à noite! São belas paisagens, mirantes, cachoeiras... a Serra da Canastra é um lugar que atrai muitos turistas por suas belezas naturais, pela comida mineira deliciosa e por seu povo acolhedor! É por isso que gostamos tanto de retornar lá! Para ver todo esse rolê, assista ao vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima!






Para maiores informações sobre a Cachoeira do Ouro:
(35) 99931-6541 (Baiano)

A gente se vê na estrada!


"Oh, eu só sei onde eu quero estar/
Sempre perambulando/ Viajando para sempre"
Europe - "Forever Travellig"




Comentários