Fomos passear pela Serra Catarinense, um lugar de belas paisagens e mirantes, em busca de visitar novamente alguns lugares onde já estivemos outras três vezes, mas não demos sorte com o clima. Isso porque, nestas vezes anteriores, pegamos dias com muita chuva e neblina... o que impossibilita a visão dos mirantes. Aliás, na nossa primeira visita à Serra Catarinense, fomos no inverno, na expectativa de curtir o frio e quem sabe ver neve... afinal, é o lugar mais frio do Brasil e com maior incidência de neve no país. Mas em 2015 só vimos muita chuva, que anulou a chance de nevar.
Em julho de 2017 estivemos lá novamente e chegamos a pegar 7º graus negativos de temperatura! Teve uma forte geada, mas não nevou!
Desta vez, em dezembro de 2019, demos muita sorte e pegamos dias lindos de sol! Nós nos hospedados em São Joaquim, um charme de cidade; ficamos na Pousada Colina da Neve. O Sr. Nilto nos recebeu muito bem!
![]() |
Pousada Colina Da Neve - São Joaquim/SC |
Avaliação detalhada
Localização: 3.5 Bom
Limpeza: 3.0 Bom
Atendimento: 4.0 Ótimo
Conforto: 3.5 Bom
Comodidades: 3.5 Bom
Custo Benefício: 3.5 Bom
Nossa Experiência: 3.5 Bom
Após fazermos o check-in, seguimos para Urubici. Já passamos na sede do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pelo Parque Nacional de São Joaquim, para pegarmos a autorização para a visitação do Morro da Igreja, que faríamos no dia seguinte (mas isso é assunto para outro post, rsrs). Então, seguimos para a SC-370, a famosa Serra do Corvo Branco!
A Serra do Corvo Branco recebeu esse nome devido a uma ave de rara beleza: o Urubu-Rei. Essa ave de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, por ser desconhecida da população local, foi erroneamente apelidada de corvo, originando o nome Corvo Branco.
No caminho, vimos muitos carros e motos indo e voltando, bem diferente das outras vezes que estivemos por lá. Além da chuva e neblina das outras vezes, achamos que o lugar está ficando cada vez mais famoso e visitado!
A parte asfaltada do acesso à serra está reformada e bem sinalizada. A parte de terra também está com boa conservação, bem cascalhada, o que facilita a chegada para todos os tipos de veículos até o trecho de serra. Da entrada de Urubici até a entrada da Serra do Corvo Branco são 30km, aproximadamente 35 minutos de viagem.
A Serra do Corvo Branco liga os municípios de Urubici e Grão-Para/SC. Na entrada da Serra há um belo cartão-postal: uma enorme rocha que foi aberta para a passagem da rodovia; foi um corte de 90m na rocha basáltica, o maior corte rodoviário trincheiro do Brasil. O visual é impressionante! É um lugar onde o pessoal gosta de parar para fotografar. Muita gente chega apenas até ali, fotografa e volta; é que alguns temem a dificuldade de descer o trecho de serra, íngreme, sinuoso e de terra. Em caso de pista seca, a dificuldade é menor, principalmente para os carros 4x2; porém, em épocas de chuvas, é importante ficar atento à condição da pista, que inclusive pode ficar interditada.
Mas para quem desce, a recompensa: em dias claros, o visual é muito lindo, tanto do horizonte visto de lá de cima, quanto da serra, visto de lá de baixo. Ela sai de 793m para 1160m, com uma elevação de 367m em um pouco mais de 10km.
A condição da pista estava regular, o que não ofereceu muito risco ao descermos em velocidade baixa, curtindo a paisagem. Descemos, paramos em alguns pontos para fotografar e filmar e paramos no fim do trecho de serra. De lá, voltamos; é porque se fossemos seguir por Grão-Para, daríamos uma volta enorme até chegarmos em São Joaquim; além disso, filmar e fotografar a subida também rendeu boas imagens!
Encontramos até uma galera que nos cumprimentou porque viu um adesivo da oficina Street Motors do André Cebola na nossa L200 - eles também tinham um adesivo igual na TR4 deles! Achamos um barato essas coincidências de estrada!
São vários belos mirantes, não é à toa que a estrada está tão famosa entre os viajantes e turistas, muito movimentada; se você curte estradas como nós, vale muito a pena passar por lá!
Para ver mais belas imagens que fizemos por lá, assista o vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima:
A gente se vê na estrada!
"Ligue seu motor
Pegue a estrada
Em busca de aventura
Qualquer uma que venha em nossa direção!"
Born to be wild - Steppenwolf
Comentários
Postar um comentário