A maior Viagem de Trem do Brasil | Belo Horizonte - Vitória - EFVM

Plataforma de embarque do Trem da Vale na Estação Belo Horizonte


Nós fomos para Belo Horizonte para fazer a Viagem de Trem na EFVM - Estrada de Ferro Vitória Minas. É a maior viagem de trem de passageiros do Brasil, com 30 estações, em 664 km. A viagem dura em média 13 horas.


Gostamos muito de viajar de trem, pena que no Brasil não temos muitas opções... mas esta é uma viagem que queríamos fazer há muito tempo e que gostamos muito!

Planejamos toda a viagem com antecedência para que tudo desse certo; como há muita procura pelo trem, realizamos a pesquisa e a compra das passagens antecipadamente. Aliás, a primeira ideia seria realizar a viagem no sábado; porém, como não havia mais passagens, compramos para o domingo. As passagens podem ser compradas no site da Vale e podem ser pagas em até 3 vezes no cartão de crédito. É preciso imprimir as duas páginas que compõe a passagem (Voucher e Ticket), levar documento com foto. Caso for viajar com menores, verifique todas as exigências.

No dia da viagem, acordamos bem cedinho, tomamos café e fomos caminhando do Hotel Normandie, no centro de Belo Horizonte, até a estação de trem, que fica a mais ou menos 20 minutos de caminhada. A partida estava marcada para às 7:30, então chegamos com 40 minutos de antecedência.


Parte externa da Estação Belo Horizonte


A estação estava bem cheia, mas o embarque foi tranquilo. Nos acomodamos, guardamos nossas mochilas no compartimento superior e aguardamos a partida.

Detalhe do vagão do trem


É possível embarcar ou desembarcar em qualquer estação, pagando-se o valor proporcional da passagem. Durante as paradas nas estações não é permitido descer, a não ser que for desembarcar, pois em alguns casos as paradas são de apenas um minuto.

O trem tem lanchonete, um carro restaurante e atendimento do serviço de bordo feito por carrinhos, que passam por todo o trem durante toda a viagem vendendo salgados, biscoitos, salgadinhos, doces, pão de queijo, água e refrigerante. Até às 10h00 você pode reservar marmitex, com opções de frango ou carne. O marmitex é entregue em seu assento a partir das 11h00.

No Carro Restaurante também se podem comprar os itens do serviço de bordo e lanches.
Você pode fazer sua refeição no restaurante, onde existem mais opções de pratos e está liberado a partir das 12h30.
Atenção: o restaurante tem somente 70 lugares, e pede-se que não se ocupem as mesas se não for fazer uma refeição.
Para fazer o pagamento das refeições o ideal é usar dinheiro; o sinal para pagamento em débito é instável.

Na hora do almoço, Giuliano optou por comer apenas um lanche, já eu, Suzana, preferi almoçar e pedi um escondidinho de carne.

Escondidinho de carne, arroz, legumes e salada servidos no Restaurante do Trem


Todos os carros são climatizados. O trem possui sistema WI-FI; este sistema é via rede 4G e pode ficar sem sinal durante a viagem. Na classe executiva, todas as poltronas tem tomadas.
O trem possui sistema de entretenimento; nos carros econômicos, tem telas que passam informações do caminho e filmes (no dia que viajamos foram sete filmes!). As poltronas na classe econômica são confortáveis, mas não são reclináveis e quase todas tem pontos de tomada de energia (220V).

A composição é composta por 1 locomotiva, 1 carro gerador, 1 carro executivo, 1 carro lanchonete/cozinha, 1 carro restaurante, 1 carro especial, 9 carros econômicos.

Painel com informações sobre a viagem
O trem atende 52 regiões com menor valor de passagem por quilômetro: é o meio de transporte mais barato. Em outubro/2019 pagamos R$73,00 na passagem da classe econômica (o valor da classe executiva era de R$105,00). Pode-se levar até 35 kg de bagagem.

Os serviços são suspensos 40 minutos antes até 40 minutos depois e durante a parada na estação Governador Valadares para a troca de tripulação.

A paisagem é urbana no início da viagem; porém, ao chegar na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo o visual das montanhas e do Rio Doce é muito bonito! Principalmente do lado esquerdo - vale a pena escolher os assentos deste lado para quem sai de Belo Horizonte ou do lado direito, para quem sai de Cariacica.


Bela paisagem localizada próxima da divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo


E após 14 horas de viagem chegamos à estação Pedro Nolasco, em Cariacica, no Espírito Santo. Já era noite e estávamos cansados mas gostamos muito da viagem!


HORÁRIOS:
Horário de Partida: Belo Horizonte: 7h30 Pedro Nolasco - Cariacica (Grande Vitória): 7h00
0800 285 7000
Página do trem da Vale:
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/Paginas/default.aspx
Link para download da cartilha do passageiro, com muitas informações sobre o trem e a viagem.
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/Documents/VA055-16_folder_regras_A4_5.pdf
Telefones: Alô Ferrovia
0800 021 9934

Assista o vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima sobre essa viagem:


A gente se vê na estrada!

"A jornada, e não a chegada, é o que importa."
T. S. Eliot


Comentários