Um dos símbolos do Jalapão, a Pedra Furada é um daqueles destinos que não podem ficar de fora do roteiro para quem viaja para a região!
A Pedra Furada é o destino mais próximo da cidade de Ponte Alta do Tocantins. Segue-se pela rodovia TO-130 em um trecho todo asfaltado; após 20km e mais ou menos 25 minutos, entra-se à esquerda, em uma estrada de terra. De lá, são mais ou menos 5km em aproximadamente 15 minutos em uma estrada de terra com costelas de vaca e o último trecho, virando à esquerda, em terreno de areia fofa, fácil para atolar o carro se os pneus não estiverem em uma calibragem adequada. Se você vai sem guia, não siga o caminho pelo Google Maps, ele não te levará até a Pedra Furada; melhor seguir a sinalização da estrada.
![]() |
Chegada na Pedra Furada, o caminho tem bastante areia. |
Chega-se a um grande arenito, que pela ação da natureza, ventos e chuva vem se transformando ao longo de milhares de anos. Por isso, é muito frágil e tem um controle de visitantes, para que essa transformação não seja muito afetada pela presença humana. Infelizmente, ainda existem pessoas que insistem em tocar a pedra e pior, em alguns casos, riscam ou tiram pedaços desta obra de arte criada com toda paciência pela natureza, desta forma adiantando e alterando o processo de retirada de areia, encurtando assim o tempo da existência deste monumento.
![]() |
Lateral da Pedra Furada |
Em janeiro de 2020, quando estivemos na Pedra Furada, uma infraestrutura estava em fase final de construção com banheiros, lanchonete e uma sala onde o visitante é recepcionado; paga-se uma taxa de R$20,00 por pessoa. Há uma breve explicação de um pouco da história da Pedra Furada, o que ela representa e como possivelmente foi criada há milhares de anos. Esta pequena reunião também traz informações sobre toda região e cuidados com a preservação da Pedra Furada e do Meio Ambiente.
Depois dessa pequena explanação, o visitante caminha por um pequeno trecho até chegar a Pedra Furada, passando pelo furo inferior e maior; pode-se contorná-la e subir até o furo superior e menor. A sugestão de tempo de permanência é de quinze minutos.
![]() |
Furo superior da Pedra Furada |
É possível realizar a visitação durante todo o dia, mas é o por-do-sol o momento mais aguardado pelos visitantes, que deixam para chegar lá próximo desse horário; principalmente para os turistas que vão com os passeios das agências. A melhor época é considerada o período entre os meses de maio e agosto, que é o período de seca. Mas pode-se visitar o local durante o ano todo.
Avaliação detalhada:
Atendimento 3,5 - Bom
Atendimento 3,5 - Bom
Entretenimento: 3,5 - Bom
Organização da visita: 3,5 - Bom
Atendimento da expectativa: 3,5 - Bom
Organização da visita: 3,5 - Bom
Atendimento da expectativa: 3,5 - Bom
Acessibilidade: 2,0 - Regular
Conservação e Limpeza: 3,0 - Bom
Custo benefício: 3,0 - Bom
Nossa experiência: 3,1 Bom
Conservação e Limpeza: 3,0 - Bom
Custo benefício: 3,0 - Bom
Nossa experiência: 3,1 Bom
Aproveite para contemplar a beleza exuberante da flora do cerrado e também a fauna; as aves que fazem ninhos na pedra e que circulam pela região, colorindo a paisagem e fazendo o barulho que a gente ama ouvir!
![]() |
A Pedra Furada é a casa de diversas aves, como araras, maritacas e papagaios. |
Por tudo isso, vale muito visitar a Pedra Furada! Veja o vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima:
Da Natureza
Nada se tira além de fotos,
Nada se deixa além de pegadas
e nada se leva além de lembranças...
Vem com a gente SerrAcima!!!
https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/encantos-do-jalapao/principais-atrativos/ponte-alta-do-tocantins/por-do-sol-na-pedra-furada/
Comentários
Postar um comentário