Jalapão - Pedra Furada | Ponte Alta do Tocantins



Um dos símbolos do Jalapão, a Pedra Furada é um daqueles destinos que não podem ficar de fora do roteiro para quem viaja para a região!

A Pedra Furada é o destino mais próximo da cidade de Ponte Alta do Tocantins. Segue-se pela rodovia TO-130 em um trecho todo asfaltado; após 20km e mais ou menos 25 minutos, entra-se à esquerda, em uma estrada de terra. De lá, são mais ou menos 5km em aproximadamente 15 minutos em uma estrada de terra com costelas de vaca e o último trecho, virando à esquerda, em terreno de areia fofa, fácil para atolar o carro se os pneus não estiverem em uma calibragem adequada. Se você vai sem guia, não siga o caminho pelo Google Maps, ele não te levará até a Pedra Furada; melhor seguir a sinalização da estrada.

Chegada na Pedra Furada, o caminho tem bastante areia.


Chega-se a um grande arenito, que pela ação da natureza, ventos e chuva vem se transformando ao longo de milhares de anos. Por isso, é muito frágil e tem um controle de visitantes, para que essa transformação não seja muito afetada pela presença humana. Infelizmente, ainda existem pessoas que insistem em tocar a pedra e pior, em alguns casos, riscam ou tiram pedaços desta obra de arte criada com toda paciência pela natureza, desta forma adiantando e alterando o processo de retirada de areia, encurtando assim o tempo da existência deste monumento.

A Pedra Furada é também uma evidência de que todo o Jalapão já foi coberto por água, podendo até ter sido parte do oceano há milhares de anos!

Lateral da Pedra Furada

Em janeiro de 2020, quando estivemos na Pedra Furada, uma infraestrutura estava em fase final de construção com banheiros, lanchonete e uma sala onde o visitante é recepcionado; paga-se uma taxa de R$20,00 por pessoa. Há uma breve explicação de um pouco da história da Pedra Furada, o que ela representa e como possivelmente foi criada há milhares de anos. Esta pequena reunião também traz informações sobre toda região e cuidados com a preservação da Pedra Furada e do Meio Ambiente.

Depois dessa pequena explanação, o visitante caminha por um pequeno trecho até chegar a Pedra Furada, passando pelo furo inferior e maior; pode-se contorná-la e subir até o furo superior e menor. A sugestão de tempo de permanência é de quinze minutos.

Furo superior da Pedra Furada

É possível realizar a visitação durante todo o dia, mas é o por-do-sol o momento mais aguardado pelos visitantes, que deixam para chegar lá próximo desse horário; principalmente para os turistas que vão com os passeios das agências. A melhor época é considerada o período entre os meses de maio e agosto, que é o período de seca. Mas pode-se visitar o local durante o ano todo.



Avaliação detalhada:

Atendimento                                 3,5 - Bom  
Entretenimento:                            3,5 - Bom
Organização da visita:                 3,5 - Bom
Atendimento da expectativa:       3,5 - Bom
Acessibilidade:                             2,0 - Regular
Conservação e Limpeza:             3,0 - Bom
Custo benefício:                           3,0 - Bom

Nossa experiência:  3,1 Bom

Aproveite para contemplar a beleza exuberante da flora do cerrado e também a fauna; as aves que fazem ninhos na pedra e que circulam pela região, colorindo a paisagem e fazendo o barulho que a gente ama ouvir!

A Pedra Furada é a casa de diversas aves, como araras, maritacas e papagaios.


Por tudo isso, vale muito visitar a Pedra Furada! Veja o vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima:


Da Natureza Nada se tira além de fotos, Nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças... Vem com a gente SerrAcima!!!
https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/encantos-do-jalapao/principais-atrativos/ponte-alta-do-tocantins/por-do-sol-na-pedra-furada/

Comentários