Cinco Cidades Históricas do Período Colonial



Cidades históricas são sempre um atrativo turístico, com toda sua história, arquitetura e costumes, que muitas vezes nos fazem voltar no tempo.

Para aqueles que começam a sentir o gosto de turistar e descobrir novos lugares, recomendamos que escolham de vez em quando um roteiro por uma cidade histórica, pois não há nada mais gostoso que se perder nas ruas nestas cidades incríveis. 

Neste post vamos listar Cinco Cidades do Brasil Colonial, três destas são básicas para todo o turista e as outras duas podem ser descobertas que vão fazer você se apaixonar pelos destinos.


 01 - Tiradentes

A primeira cidade de nossa lista é uma das mais famosas cidades históricas do Brasil, pois carrega muita história em seus mais de 300 anos de fundação, e não somente um casario preservado.

Tiradentes já foi cidade fundamental para as tropas de mulas, que carregavam o ouro para o porto de Paraty, percorrendo o Caminho Velho da Estrada Real. Hoje se encontram os marcos desta estrada por toda a região, mas não é só isso que faz de Tiradentes um destino imperdível; as construções históricas bem conservadas, como as igrejas e casas, nos mostra um pouco de como era a vida naquela época.

Outra história famosa que está intimamente a cidade e inclusive seu nome é a Inconfidência Mineira e toda a história do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi executado na Vila de São José do Rio das Mortes, hoje chamada de Tiradentes. 

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes/MG

A cidade ficou famosa por diversos eventos como o Festival de Cinema, realizado em janeiro e o Festival Gastronômico, realizado em agosto. Aliás, a gastronomia é um dos pontos altos da cidade, com excelentes opções de restaurantes; nós recomendamos conhecer  o Restaurante Viradas do Largo, da Chef Beth Belrão e também o Restaurante Pau de Angu, que fica um pouco afastado da cidade, no caminho para Bichinho.





Outra forma de apreciar a culinária e a beleza da cidade é sentar em um dos bares com mesas externas e pedir porções dos diversos petiscos tradicionais da região em um belo fim da tarde no Lago das Forras.

Mais um ponto de muita história da bela Tiradentes é o passeio de Maria Fumaça, com uma linda locomotiva movida à vapor que sai de Tiradentes e chega até ao nosso próximo destino: São João Del Rei. 


Passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei/MG



02 - São João Del Rei

E o  Trem segue seu caminho por 12km entre as cidades de Tiradentes e São João Del Rei e chega a belíssima estação da cidade, onde também abriga um interessante Museu Ferroviário. Para maiores informações acesse o site da operadora.

Estação de Trem de São João Del Rei/MG

Você também pode seguir pela Estrada Real para se deslocar entre as duas cidades, é só acompanhar os totens.

Diferente da  vizinha Tiradentes, São João Del Rei é uma cidade bem mais populosa, com uma área urbana bem maior que Tiradentes, tirando aquele ar de cidade turística, mas o centro histórico é incrível, com um casario muito bem conservado e igrejas de tirar o fôlego com toda a decoração e ornamentação interna em estilo Rococó, com muito ouro.

Altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

 

As igrejas sempre estão em destaque na cidade entre as casas e os solares, nas ruas estreitas com pavimento em paralelepípedo e calçadas em granito.
São João Del Rei é famosa pela fundição de ferro e isso influenciou diretamente a arte e o artesanato da cidade; você encontra diversas lojas com artesanato em ferro fundido e estanho; também ateliês com obras mais elaboradas.

Casario colonial com Igreja de Nossa Senhora do Carmo ao fundo

A cidade também conta com diversos restaurantes e bares, onde você pode apreciar pratos típicos em construções com mais de 300 anos.


03 - Paraty

Um sucesso entre os turistas brasileiros e também os estrangeiros, Paraty é um deleite para os olhos, com um casario charmoso e preservado, adornado pelo mar. 

São igrejas, museus, restaurantes, pousadas, lojas de artesanato entre as ruas de calçamento de pedra, por onde é delicioso caminhar e admirar cada detalhe. 

O porto é o destino final do Caminho Velho da Estrada Real, lugar de embarque do ouro vindo das Minas Gerais com destino ao Reino de Portugal.

Museu de Arte Sacra e Igreja de Santa Rita em Paraty/RJ

O evento mais famoso é a FLIP - Festival Literário Internacional de Paraty, que atrai muitos turistas amantes da literatura para as palestras e debates com autores nacionais e internacionais; uma celebração à literatura!

Os passeios de barco também atraem muitos turistas para conhecerem as inúmeras ilhas e suas belas e tranquilas praias. Pense numa imagem linda: ver Paraty do barco, que bela!



Rua do Comércio em Paraty/RJ


A região também é conhecida pela quantidade - e qualidade - dos alambiques. Muitos deles são bem antigos; alguns tem visitação e degustação, além da venda dos produtos. Aliás, "paraty" é um dos sinônimos de cachaça!


04 - São Luiz do Paraitinga

Uma das cidades mais queridas do interior de São Paulo, a charmosa e pequena São Luiz do Paraitinga tem muita cultura e história! Com o título de "Cidade Imperial", localizada na região da Estrada Real, tem um casario histórico preservado, mas infelizmente após a enchente ocorrida em janeiro de 2010 houve muitos estragos que ainda vêm sendo lentamente consertados.


Vista do Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga/SP com destaque para a Igreja de São Luís de Tolosa


O maior deles, com certeza, foi a da Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa que desmoronou; foram cinco anos em um projeto de reconstrução muito bem sucedido, com um resultado surpreendente e emocionante!



Baque da Alvorada se apresentando durante a Festa do Divino Espírito Santo em 2019

São Luiz do Paraitinga é Estância Turística desde 2002 e tem o apelido de "A Cidade das Mil Festas"! Festa do Divino Espírito Santo, Festa da Cozinha Caipira, Arraiá do Chi Pul Pul, Semana Elpídio dos Santos, Festa do Saci... mas a mais famosa sem dúvida é o Carnaval, que começa um mês antes com o Festival de Marchinhas e atrai mais de 150.000 pessoas aos tradicionais blocos, embalados pelas tradicionais marchinhas!


05 - Pirenópolis

Se você não mora em Brasília ou Goiás, Pirenópolis pode não ser um destino muito tradicional, mas com certeza é uma das mais charmosas cidades do período colonial do Brasil. Com construções mais sóbrias, com menos Rococó que as cidades históricas mineiras, mas com lindo conjunto arquitetônico, como as diversas igrejas da cidade e o casario em ruas com pavimento em pedra mineira cuidadosamente encaixadas, dando um charme ainda maior para a cidade. Toda a fiação no centro histórico é subterrânea; para quem ama fotografar, como nós, faz toda a diferença!


Igreja do Rosário em Pirenópolis/GO


Além de apreciar as construções na cidade e as ruas charmosas, o que não faltam são opções de entretenimento na cidade. Lindas cachoeiras, turismo rural, museus - sendo inclusive deles todo voltado para os veículos de duas rodas, que não pode faltar no seu roteiro - lojas de artesanato e claro ótimas opções gastronômicas. 

Um diferencial gastronômico da região são os cafés coloniais ou cafés sertanejos. O mais famoso, da Fazenda Babilônia, uma fazenda com muita história e produtos feitos tradicionalmente que são um prazer para o paladar e para os olhos. Você também pode curtir um ótimo café no Santuário da Vida Silvestre Vagafogo, com muitos produtos feitos com ingredientes cultivados na própria reserva. Em ambos, vale a pena saborear os pratos tradicionais e também conhecer as histórias.


Pamonha frita, uma das iguarias servidas no Café Sertanejo da Fazenda Babilônia em Pirenópolis/GO


Mas não para por ai: se você não tirar um tempo  em um dos diversos bares e restaurantes com mesas do lado de fora na Rua do Rosário, apreciar um prato, um petisco, saborear um cerveja gelada ou um suco com frutas do cerrado, bater um papo e curtir uma música ao vivo, você não visitou Pirenópolis, pois esta é uma das atividades mais tradicionais da cidade, acontece durante todo o dia e se estende para a noite.


São cinco joias que merecem ser conhecidas e apreciadas! Com as restrições impostas pela Pandemia da Covid 19, antes de planejar sua visita, confira se os locais estão abertos e quais as regras de visitação.




Comentários