5 cidades para se sentir Europa




Tem vontade de conhecer a culinária e um pouco da cultura de países europeus, mas não pretende sair do Brasil? Neste post vamos dar 5 opções de cidades com fortes influências europeias, onde é possível ver arquitetura típica, se deliciar com as especialidades culinárias, tanto originais quanto as adaptadas ao nosso país e os costumes dos povos que chegaram aqui no Brasil no século passado como imigrantes e criaram uma história por aqui.

Vamos dar uma geral na Europa começado no gelado norte das terras escandinavas, descendo para a Alemanha e o Leste europeu até encontrar a Itália ao sul da Europa e tudo isso sem sair do Brasil. Mas isto é só uma pincelada de todas as influências e diferentes culturas que existem em nosso país, não deixe de aproveitar tudo isso.

Penedo RJ - Finlândia

Ao Sul do estado do Rio de Janeiro um bairro do Munícipio de Itatiaia se destaca pelas suas belezas naturais e a preservação ambiental, mas tem como principal atrativo turístico a colonização Finlandesa, que foi iniciada em 1928. Penedo é um destino que atrai todos os finais de semana muitos turistas do Rio de Janeiro e São Paulo, isso devido a sua localização privilegiada às margens da Rodovia Presidente Dutra, distante 270 km da Capital Paulista e apenas 177 km da Capital Fluminense.

Entrada da Casa de Papai Noel de Penedo - Pequena Finlândia

Penedo tem diversas atrações naturais como as Cachoeiras do Ribeirão das Pedras e a grande reserva de Mata Atlântica do Parque Nacional de Itatiaia. O frio também é um atrativo da região; mesmo os primeiros imigrantes querendo fugir do frio finlandês, a região de Penedo é bastante procurada como destino de inverno pelos cariocas, acostumados ao calorão do Rio de Janeiro, pois a região montanhosa do Parque de Itatiaia é um dos pontos mais frios do Brasil.

Outra atração é o Museu Eva Hilden de arte e cultura finlandesa, com peças da época da imigração e criações artísticas e de artesanato, expostas neste local que celebra a única colônia finlandesa no Brasil.


Interior do Museu Eva Hilden em Penedo/RJ

A vila Pequena Finlândia e a Casa do Papai Noel encantam crianças e adultos com decorações e cenários muito bem montados e preservados, trazendo a magia do natal a todos que a visitam em qualquer época do ano.

As tradições finlandesas também são presentes na região com as saunas finlandesas e o famoso baile finlandês que ocorre todo primeiro sábado de cada mês, mas claro que está com restrições neste momento que publicamos esta matéria, mas manteremos as informações atualizadas aqui no blog.

Cada dia mais Penedo vem se tornando um polo de turismo gastronômico, com pratos a base de Truta da Mantiqueira e destaque para o Restaurante Koskenkorva, que serve comida finlandesa; provamos Sian Rengas: roda de pernil suíno com tempero finlandês (à base de aneto e mel); batata à finlândia; pão, chutney de manga e salada de beterraba. De sobremesa pedimos uma torta de maçã com sorvete, tudo muito gostoso! O atendimento é excelente!

Sian Rengas: roda de pernil suíno

Pode-se provar as guloseimas finlandesas ainda feitas de forma tradicional pelos colonos. Há também a Sorveteria Finlandesa que, para quem é fã de sorvete como nós, vale muito a pena visitar. A cerveja artesanal também vem ganhando espaço e fama em Penedo, com destaque para a Casa do Fritz, que também serve comida alemã e para a Cervejaria Penedon.

Para mais informações acesse o Site penedo.com

Para quem é de São Paulo e Rio de Janeiro, ou ainda do sul de Minas Gerais vale pelo menos uma visita rápida de um final de semana para conhecer a cultura e os costumes do povo finlandês, curtir a natureza e se deliciar com a culinária local.

Pomerode - SC - Pomerânia (Alemanha e Polônia)

Descendo um pouco na tanto na Europa quanto no Brasil, chegamos a charmosa cidade de Pomerode, que preserva toda tradição dos imigrantes alemães da região da Pomerânia.

A Pomerânia na verdade é uma região ao norte da Alemanha e também da Polônia e por isso tem características que diferem de outras regiões alemãs. 

Os primeiros imigrantes Pomeranos se estabeleceram na região no ano de 1863, incentivada pelo doutor Hermann Blumenau, pois estava estrategicamente localizada entre as cidades de Blumenau e Joinville. A cidade também é vizinha de Jaraguá do Sul, o que serviu para desenvolver o comércio de toda a região.

Pomerode é uma cidade que nós não nos cansamos de visitar, já foram 5 visitas desde 2007. A última, em 2019, foi para conhecer uma das festas que mais mantém a tradição das festas europeias que é a Festa Pomerana:é celebrada no mês de janeiro, em um espaço de eventos especialmente mantido para esta festa. A festa reúne danças típicas, apresentações musicais, muita comida típica com destaque para um espaço todo dedicado aos doces típicos da região, barracas de tiro e até uma missa toda realizada no idioma da região pomerana. Ah, e claro: muito chope!


Apresentação na Festa Pomerana

A cidade mantém tão forte a tradição, que o dialeto falado em Pomerode permaneceu ainda como o do século 19 e alguns alemães visitam a região para conhecer este dialeto, uma vez que a língua na Alemanha teve outra evolução.

A arquitetura também é mantida no seu estilo clássico chamado de Enxaimel, um estilo de construção com vigas de madeira expostas e fechamento com tijolos de barro; Pomerode tem muitos exemplares desse tipo de construção, que podem ser vistas no caminho turístico Rota do Enxaimel, onde as casas são são somente peças de decoração, elas ainda são utilizadas por diversas famílias.


Casa construída com técnica Enxaimel em Pomerode/SC

A cidade também possui um belo zoológico, que muito além da função de exposição é um importante centro de pesquisas da região e recebe e recupera animais resgatados.

Caminhar pelo centro da cidade é muito agradável, com tudo muito organizado e limpo. Se você gosta de cerveja, não deixe de passar na Schornstein, uma cervejaria artesanal com muita tradição e ótima qualidade; no local existe um bar e restaurante com cardápio muito sortido com diversos pratos e porções típicas da culinária alemã e que harmonizam muito bem com a ótima carta de cervejas da casa. Também há apresentação de banda de polca, nós amamos!

Bar da Cervejaria Schornstein Kneipe em Pomerode/SC

Para um ótimo café ou sobremesa, conheça a Torten Paradise, todas as tortas e bolos são um prazer para os olhos e para o paladar; lá também tem almoço e sorvetes artesanais.

Para a galera da Bike, a cidade faz parte do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, com mais de 300km; a cidade de Pomerode está muito bem preparada para receber os ciclistas, com estacionamentos para bicicletas em toda a cidade e também ciclovias muito bem sinalizadas.

Desde que tivemos lá em 2007, observamos que a cidade evoluiu muito no turismo, com mais opções gastronômicas e atrativos, além do atendimento. E a cidade ainda conta com muitos outros atrativos turísticos, como museus e compras, planeje sua viagem e descubra esta charmosa cidade com tradições tão fortes.

Acesso os links abaixo para mais informações:

https://www.vemprapomerode.com.br/

https://www.schornstein.com.br/novo/home

http://www.torten.com.br/


Nova Petrópolis - RS - Alemanha

Indo para o oeste da Alemanha sem sair do Brasil, chegamos a uma cidade que mantém muito forte a tradição dos colonos alemães que chegaram aqui na virada do século 19 e 20, vindos principalmente da região Renânia, oeste da Alemanha. Assim, até hoje Nova Petrópolis cultua suas tradições e a arquitetura típica da região europeia; outro ponto que chama a atenção é jardinagem muito bem elaborada e cuidada que se pode ver em toda a cidade.

E o que não falta é o que fazer em Nova Petrópolis, pois andar pelas ruas já é algo muito agradável devido aos belos jardins e canteiros que enfeitam as calçadas; na época de natal  ficam ainda mais especiais com os muitos enfeites e luzes espalhados por toda a cidade.

Entrada da cidade de Nova Petrópolis/RS

Fazer compras também pode ser uma ótima pedida pois na cidade há um Shopping de arquitetura muito bonita, com várias lojas que vendem malhas e lãs com bons preços. Também existem lojas de fábrica de calçados e couro.

O Parque do Imigrante é outra boa pedida para para passar horas caminhando com um belíssimo visual; conhecer a vila dos colonos que foi reconstituída e se transformou em um grande museu com uma igreja, um cemitério, uma escola com muitos itens usados pelos colonos, serraria e outras construções. Também vale muito a pena sentar em uma das mesas no Biergarten  e apreciar uma cerveja com o belo visual do lago.

Biergaten no Parque do Imigrante em Nova Petrópolis/RS

Mas para nós a visita imperdível em Nova Petrópolis, são os cafés coloniais como o Opa's Kaffehaus e para nós o mais indicado o Recanto dos Plátanos, pois todos os itens servidos são produzidos lá, tudo delicioso! Café colonial é típico de toda a Serra Gaúcha e também alguns locais de Santa Catarina, mas com certeza os melhores estão localizados na cidade de Nova Petrópolis.

Café Colonial no Recanto dos Plátanos em Nova Petrópolis/RS

Visitar Nova Petrópolis é fazer uma viagem no tempo e no espaço, conhecer a imigração alemã no início do século passado e também conhecer as tradições da região da Renânia e claro as tradições gaúchas.

Prudentópolis - PR - Ucrânia

Agora uma viagem ao leste europeu, mais precisamente a Ucrânia; a cidade de Prudentópolis, no Paraná, reserva para o turista muito mais que só a cultura e gastronomia ucraniana, pois quem vai até a cidade se deslumbra com as cachoeiras gigantes.

A região tem mais de 100 cachoeiras catalogadas e várias tem mais de 100m de altitude; algumas delas estão em parques e outras em propriedades privadas. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do estado do Paraná: o Rio Ivaí.

A colonização se deu no ano de 1896; cerca de 8000 imigrantes ocuparam a área, sendo 1500 ucranianos da região da Galícia, região centro-oriental da Europa e que hoje é dividida entre os territórios da Ucrânia e Polônia. A região já passou por muitas transformações, tendo sido inclusive integrante do império Austro - Húngaro. Prudentópolis também teve colonos Poloneses e poucos Austríacos, todos da região da Galícia.

A cultura pode ser observada na arquitetura de algumas igrejas e construções; a língua também continua sendo falada e mantida na cidade, mas o mais pitoresco está na culinária.


Jantar de comida típica Ucraniana em Prudentópolis/PR

Encomendamos um jantar ucraniano na Churrascaria Penteado. Comemos Borstch (sopa de carne de porco com beterraba); holopti (enroladinho de repolho recheado); pierogi (massa recheada cozida, com recheios de queijo e batata), acompanhada de manteiga batida caseira; cracóvia (embutido feito com carne suína, sal, pimenta e defumação moderada); carne de porco defumada; khrin (raiz forte) e pão. Estava tudo delicioso! E o atendimento foi excepcional, o que tornou nossa experiência ainda melhor!

Bento Gonçalves - RS - Itália

E finalmente chegamos ao fim da nossa jornada pela Europa sem sair do Brasil, mostrando uma cidade com forte colonização italiana. Isso não é muito difícil no nosso país principalmente nas regiões sul e sudeste. Foram muitos anos de imigrantes italianos chegando ao Brasil, principalmente entre os anos de 1880 e 1930.

Bento Gonçalves mantém tradições que em muitas outras cidades foram perdidas e então nós escolhemos para ser o destino italiano no Brasil esta movimentada cidade do Rio Grande do Sul.

Bento Gonçalves está na Serra Gaúcha e tem grande desenvolvimento do setor moveleiro, mas seu maior destaque se dá pela produção de vinhos finos, inclusive  tendo vários rótulos com premiações importantes. É conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, com inúmeras vinícolas espalhadas por todo o munícipio; inclusive no centro da cidade se encontra a Vinícola Aurora, mas em todo município se encontram diversas vinícolas como as famosas Miolo, Casa Valduga e também a Salton, que é o maior complexo vitivinicultor da América Latina. 

Vale muito a pena conhecer o lindo Vale dos Vinhedos, que aliás é frequentemente comparado com a região da Toscana, na Itália. Além das grandes produtoras, há também outras diversas vinícolas menores que não perdem em nada em qualidade; todas as vinícolas são atrações turísticas, com suas visitas guiadas, degustações, cursos, palestras, compras e também pela beleza arquitetônica e histórico de seus edifícios... vale muito a pena visitar as vinícolas mesmo que você não seja um fã de vinho; aliás, pode ser um bom motivo para se tornar fã dessa bebida tão antiga e tão deliciosa!

Vinícola Salton no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS


Continuando com a tradição vinicultora da região, o passeio de trem entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa é um retrato histórico da cultura italiana na cidade. Durante a viagem tem apresentações de dança, música e teatro, contando um pouco dessa história e claro, em cada parada tem vinho, espumante e suco de uva para os passageiros degustarem! Ao final do passeio de trem há uma apresentação teatral, a Epopeia Italiana, sobre a história da Imigração Italiana na região.

Passeio de Trem em Bento Gonçalves/RS


E claro que quando falamos de Itália, temos que falar da farta culinária! O que não faltam são opções de todo tipo de gastronomia; aqui vamos recomendar um lugar que não é muito frequentado por turistas: é o Restaurante do Sorriso, comida típica do sul com forte influência italiana. Come-se muito bem, com deliciosos filés preparados na hora de servir, com acompanhamentos muito bem preparados e paga-se um ótimo preço. Mas também existem os restaurantes típicos espalhados por toda a cidade. Inclusive na Rota Caminhos de Pedra, que é uma outra atração em Bento Gonçalves, onde as antigas casas são construídas com pedras e madeira; há diversos estabelecimentos comerciais que vendem produtos típicos como embutidos, doces e queijo de cabra.


Uma das construções da Rota Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves/RS

Bento Gonçalves é mais uma das cidades brasileiras preparadas para o turismo e que tem muita atração para todo tipo de turista; é um lugar daqueles que deve fazer parte do seu planejamento de viagens pelo Brasil.

Reforçamos que devido as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o funcionamento das atrações pode ter sido alterado ou paralisado temporariamente, se informe antes de planejar sua viagem e siga as recomendações de segurança.





Comentários