4 Dicas Para Conhecer o Jalapão




Planejar é algo básico que deve ser realizado para qualquer atividade que se queira realizar. Existem profissionais, ferramentas e técnicas específicas para que possam realizar planejamentos e atingir objetivos; mas não é nosso intuito aqui abordar estas ferramentas e técnicas mas sim dar dicas de planejamento para viagens, baseadas em nossa viagem pelo Jalapão, assista também ao vídeo!

O planejamento é muito importante para todas as atividades e não é diferente quando pensamos em realizar uma viagem ou uma expedição; planejar não é fácil, principalmente no Brasil, onde não temos esta tradição. Lógico que existem pessoas que preferem viajar sem nenhum planejamento no melhor estilo "Easy Rider", mas planejar tem muitas vantagens, entre estas podemos destacar algumas a seguir.

Então siga estas 4 dicas para conhecer o Jalapão:

01 - Defina a data que você irá visitar o Jalapão

O Jalapão tem duas estações muito bem definidas; entre Novembro e Abril ocorrem as chuvas e tem um clima mais ameno, se você for com carro próprio se prepare para enfrentar lama nas estradas e até travessias de alagados.

Já entre Maio e Outubro é época de seca, com tempenraturas mais altas e clima bastante seco. Se prepare para bastante poeira e areia, se for com o próprio carro, leve um filtro de ar reserva para seu carro.

Lembre-se que "dentro" do Jalapão os deslocamentos são bem longos, portanto programe as atrações que você quer conhecer, mas lembre-se de colocar tempo para os delocamentos no seu planejamento.

02 - Defina a Forma que Irá Visitar

Nós fizemos a expedição com carro próprio e sozinhos, seguimos usando o Google Maps, com mapas off line e principalmente usando o Wikiloc, mas existem muitas outras formas de você fazer esta expedição.

Se você tem um veículo 4x4, você pode fazer como nós fizemos, mas se não tem experiência na condução do veículo, ou de navegação por GPS, você pode seguir uma expedição. Sempre digo que de todo o tempo que viajamos de carro nunca fizemos um trecho tão pesado quento o trecho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, passando pela Cachoeira da Velha e pela prainha do Rio Novo, isso devido as codições da estrada serem ruins e também pela distância (assista o vídeo abaixo). 

Por este motivo, se você não está seguro que tem o veículo adequedo, o equipamento e o conhecimento em navegação, é melhor optar por seguir uma expedição. Algumas fazem todo o planejamento  da viagem, refeições, hospedagens e claro as atrações. Existem também as expedições onde cada um planeja suas hospedagens, mas segue um guia; todas estas opções, claro, se paga um valor para seguir as expedições.



A expedição também pode ser feita com agências especializadas na região; a maioria destas expedições saem de Palmas, estas expedições variam de acordo com os dias de expedição e o número de passageiros. Inclusive é possível fazer uma expedição para um grupo exclusivo e totalmente personalizado e claro com variação de preços entre as opções:

https://www.cariocaecoturjalapao.com.br/

Você ainda pode alugar um veículo 4x4 em Palmas e fazer a expedição. É importante ressaltar que em caso de quebra, as locadoras prestam somente assistência na cidade de Ponte Alta do Tocantins e como as estradas são off road, pode haver diversas possibilidades para danificar o veículo e aí o custo pode ser bastante alto.


03 - Defina as Atrações que você quer conhecer

Entre Mirantes, Cachoeiras, Lagoas e Fervedouros o Jalapão tem dezenas de atrações para se visitar, algumas com acesso relativamente fácil e outras com acessos mais dificeis. Sendo assim, conhecer todas as atrações em uma única visita levarão vários dias e bastante dinheiro, pois muitas atrações são pagas e distantes uma das outras.

Nós fizemos uma lista com base nas indicações de blogs e vídeos, cada indicação era mais um ponto, assim definimos muitas das atrações que visitamos.

Também definimos algumas atrações com base nos trajetos que fizemos, como por exemplo a Cachoeira do Prata, atração pouco visitada no Jalapão, que fica no caminho entre Mateiros e São Félix do Tocantins.


Aqui no Canal serrAcima você vê todos os destinos que visitamos com muitas dicas e imagens para inspirar sua viagem.


04 - Defina as hospedagens antecipadamente

Não confie que vai chegar lá sem reserva e vai encontrar a hospedagem que você quer, no local ideal e ainda no preço que você deseja pagar, ou às vezes nem vai encontrar hospedagem disponível dependendo da época, lembrando que o Jalapão pode ser visitado o ano todo.

No Instagram do Canal SerrAcima temos algumas indicações de hospedagens e a nossa avaliação.https://www.instagram.com/canalserracima/?hl=pt-br

https://pt-br.facebook.com/jalapaopousadabeirario/

https://www.instagram.com/encantus_jalapao/

https://pt-br.facebook.com/pousadaencantodojalapao/


Nem sempre você vai encontrar as hospedagens nos sites e aplicativos como o Booking, por isso pesquise no Google Maps, use o telefone ou o whatsapp para fazer as reservas. Na grande maioria as pousadas são simples. Nós escolhemos ficar mais próximos dos centros das cidades por facilidade de refeições e abastecimento do veículo, mas isso foi uma escolha nossa, pois existem diversas formas e estilos de hospedagens no Jalapão.

Nossas bases foram: Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins e assim fizemos toda a volta pelo Jalapão.


Se ainda não assistiu o vídeo que fizemos falando sobre o planejamento, assista, tem muito mais dicas úteis!




Comentários