Mitos e Verdades Sobre o Jalapão



Ficamos durante muitos anos planejando nossa visita ao Jalapão; e quando fizemos a viagem percebemos que existem muitos "mitos" sobre o local. Este post vai mostrar a nossa visão sobre estas dúvidas que tínhamos e a nossa impressão sobre o que é mito e o que é verdade sobre o que falam do Jalapão.

A primeira dificuldade nas informações encontradas sobre o Jalapão é sobre as distâncias que são percorridas, os tipos de estradas, e os estado de conservação destas estradas. Por isso fizemos questão de colocar os tracks que gravamos durante a viagem e fazer vídeos destas estradas e caminhos. Aliás, até o momento, os vídeos das estradas do Jalapão são os mais assistidos! Achamos importante colocar estas informações porque em alguns locais que pesquisamos, de acordo com a informação apresentada, tivemos a impressão de que todas as atrações são próximas umas das outras ou que são bem próximas das cidades. 




Podemos citar, por exemplo, quando visitamos as Dunas do Jalapão. Nós estávamos exaustos, após uma longa viagem; pegamos um trecho com bastante chuva, que dificultou muito o trajeto com a formação de muita lama no caminho e também grandes poças de água. Devido a todas estas condições, pensamos em passar direto pelas Dunas e chegar em Mateiros e então voltar em outro dia. Pela distância entre Mateiros e as Dunas e com nosso planejamento prévio de quais atrações queríamos conhecer, seria impossível retornar outro dia para visitar as Dunas, ou então escolher quais atrações deixaríamos de visitar.



Outro ponto que pudemos constatar foi sobre a infraestrutura das cidades. Lógico que com o passar dos anos e a popularização do destino, principalmente entre os amantes do Off-Road, a infraestrutura melhorou muito. Lá você já encontra boas hospedagens; a maioria delas simples, mas com conforto muito bom, afinal, a hospedagem é realmente só para dormir, pois no Jalapão você passa o dia todo visitando e curtindo muito as atrações. A dica é: escolha uma pousada que ofereça cama e café da manhã, você não vai precisar de mais nada. 



Mas não se esqueça, não existem muitos quartos disponíveis; nas épocas de férias e principalmente nos feriados de final de ano, você pode ficar sem hospedagem se não reservar antecipadamente. Não ter hospedagens disponíveis é outro mito, pois tem bons quartos, mas depende de você se planejar, caso contrário não será um mito pra você.

Ainda falando de infraestrutura, achamos que a parte de alimentação ainda fica devendo, os restaurantes são bem simples e a comida também é, mas nos atendeu bem. Lembrando que em três noites faltou energia e isso prejudicou bastante nossa posibilidade de aproveitar melhor a gastronomia. Já no almoço, faziamos lanches no próprio carro, desta forma não temos muito como falar da gastronomia da região.

Uma verdade sobre o Jalapão, pelo menos nas épocas de chuva, é que falta energia elétrica constantemente. Inclusive prejudica muito os empresários da região que sofrem para manter estoques de comida e também de poder atender bem aos turistas, por isso recomendamos que quem vai viajar para o Jalapão, leve pelo menos uma lanterna.

Outro ponto é a questão dos combustíveis; é um dos motivos que nos fizeram passar muito tempo planejando para ir ao Jalapão, pois a informação que nós tinhamos era que faltava combustível na região. Não tivemos problema com falta de combustível (diesel) e conversando com o pessoal dos postos de abastecimento, fomos informados que é muito difícil faltar. Mas como é melhor prevenir, sempre abastecíamos o nosso carro depois de ir visitar as atrações e principalmente antes de fazer os grandes deslocamentos entre as cidades.


Uma pergunta frequente é: posso ir com um veículo 4x2, um veículo "convencional"? Claro que pode, muitos carros sem tração integral circulam pela região, inclusive muito moradores  tem veículos que não são 4x4. As vantagens de usar um veículo 4x4 é evitar perrengues com atolamentos. No Jalapão é que não existem muitos aclives acentuados, então isso reduz o risco de atolamentos, mas podem acontecer.

Outro ponto vantajoso de se fazer a expedição em veículos 4x4 é que algumas atrações podem ficar inacessíveis para outros veículos. Um exemplo é que na nossa visita as Dunas do Jalapão, como havia chovido muito, se formaram grande atoleiros quase intransponíveis sem tração 4x4.

Uma questão fundamental para os veículos que irão fazer a expedição pelo Jalapão é a da altura do veículo em relação ao solo, mesmo para alguns veículos 4x4, mas com pouca altura em relação ao solo podem sofrer bastante com pedras e areia. 



Os pneus também são ponto de atenção, pois existem trechos com bastante cascalho e pode cortar a lateral do pneus. Lembro sempre que veículos 4x4 tem ou deveriam ter suspensão muito mais reforçada que a maioria dos veículos 4x2, principalmente os veículos mais modernos; portanto veículos 4x4 tem menos probabilidade de ter uma quebra, lembre-se que o Jalapão é realmente bruto. 

Mas a maior verdade sobre o Jalapão é que sem dúvida nenhuma é um dos lugares mais bonitos do Brasil, com atrações incríveis, paisagens maravilhosas e únicas.



Comentários