Aqui no Blog do Canal SerrAcima, já explicamos sobre as numerações das Rodovias Federais e neste post vamos falar sobre a nomenclatura das Rodovias Paulistas. Como já dissemos, por mais que hoje existam mapas digitais e sistemas de posicionamento Global como GPS e o Glonass, conhecer o nome das rodovias pode te ajudar a se localizar, além de ser uma curiosidade bem legal!!!
Diferente das numerações das rodovias federais, o sistema paulista tem como ponto central a Capital Paulista, o marco zero da cidade de São Paulo. Até ai é meio lógico; mas a grande diferença é que o sistema de numeração paulista usa angulos e distâncias para numerar suas rodovias e depois que a gente aprende é bem fácil de entender.
Começando pelo mais fácil: as rodovias que terminam em números ímpares são rodovias que não tem seu eixo em direção a capital paulista; são rodovias "paralelas" ao centro da capital paulista. Então a númeração faz referência a distância aproximada da rodovia até o marco zero da cidade.
Por exemplo, o Rodoanel Mario Covas tem a numeração SP-021; então quer dizer que o seu eixo não está em direção a capital, e o número 21 significa que ele está aproximadamente a 21km de distância do marco zero. É lógico que em alguns pontos esta distância irá variar.
Veja no exemplo abaixo feito no Google Earth, o círculo amarelo, com 21km de raio e o traçado do Rodoanel em azul, veja a oeste como o círculo amarelo se aproxima bastante do traçado da estrada. Este foi o primeiro trecho construído; porém, nos outros trechos, sul e leste vai se afastando do raio. Até esta data, o trecho norte do Rodoanel ainda se encontra em obras, devido aos muitos atrasos relacionados às denúncias de corrupção que nunca serão investigados.
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Demonstração do sistema para numeração do Rodoanel SP-021 |
Já as rodovias que tem seu eixo apontando para a Capital Paulista, elas recebem numeração PAR, e suas númerações são feitas com base nos ângulos aprovimados de seus eixos com ponto central da cidade: o Marco Zero da Cidade de São Paulo.
Mas, antes precisamos entender o conceito de Azimute: de acordo com a Wikipedia, Azimute é uma medida de abertura angular do sistema de coordenadas horizontal.
Seu valor varia de 0º a 360º contando a partir do NORTE geográfico até a projeção de um alvo com o horizonte.
(se quiser saber mais sobre azimute).O nome é diferente, mas não passa de um conceito de ângulos e graus, como o que aprendemos na sétima série; a diferença, é que na escola, o ângulo de 90º era representado da direita para o topo, conforme a imagem abaixo:
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Demostração Convencional de um ângulo de 90º |
Este é o padrão que estamos acostumados; mas para o sistema de numeração de estradas paulistas, temos que pensar de outra forma, como Azimute, conforme o desenho abaixo:
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Ângulos formados a partir do Norte Geográfico. |
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Marco Zero da Capital Paulista Visto de Cima |
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Marco Zero da Capital Paulista na Praça da Sé |
Este é o Ponto de referência para o sistema; então vamos pegar o exemplo de uma famosa rodovia paulista, a Rodovia dos Bandeirantes, SP-348. Se olharmos na figura 02, o número significa que o Azimute da Rodovia, o ângulo formado do 0º até o eixo médio da rodovia, formam um ângulo de aproximadamente 348º.
Veja no exemplo abaixo como realmente fica muito próximo de formar um ângulo de 348º:
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Demonstração do sistema para numeração da Rodovia dos Bandeirantes SP-348 |
Logicamente algumas rodovias não têm os números tão precisos, pois a numeração é apenas uma referência; mas o sistema paulista de numeração de rodovias é bem preciso e funciona muito bem.
Atenção com a numeração das rodovias, pois as federais se sobrepõem as rodovias estaduais, por exemplo a BR-116, o trecho chamado de Rodovia Presidente Dutra entre São Paulo e Rio de Janeiro tem a númeração SP-060, isso quer dizer que ela forma um angulo de 60º a partir do Norte.
Outro ponto aqui é que a referência ao Norte da Capital Paulista. Se você não sabe como funciona o sistema de numeração das rodovias federais acesse essa outra matéria aqui no Blog:
Entenda a Numeração das Rodovias - Parte 1 - Rodovias Federais
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