7 Lugares Para Apreciar uma ótima Cerveja

Lugares para tomar cervejas artesanais

Cervejas Artesanais

Saborear uma boa cerveja artesanal tem atraído cada vez mais pessoas; e quando essa cerveja é servida com um petisco ou com um prato que combina, hummm... Alguns lugares são especializados nessa arte, conhecida como Harmonização.

Vem com a gente SerrAcima para conferir dicas de como apreciar melhor a cerveja e de lugares incríveis para se ter esta experiência!

Cervejas artesanais são aquelas produzidas em pequenas ou micro cervejarias, que se distinguem pela quantidade produzida e tamanho das fábricas em relação às grandes produtoras de cervejas. Além disto, ao contrário de grandes cervejarias, micro e pequenas cervejarias geralmente buscam sabores únicos, com o uso de ingredientes de qualidade superior e também alguns que fogem do tradicional. Outras micro cervejarias investem em métodos produtivos que não seguem aos métodos tradicionais de produção cervejeira, inovando seus processos. Também a forma de comercialização pode fugir completamente do que é "comum" para o mercado.

O movimento de micro cervejarias se iniciou nos anos 1980 nos EUA e desde o início dos anos 2000 está se espalhando por todo mundo. Este movimento vem formando uma geração de fãs, que hoje apreciam a boa bebida ao invés de somente beber muito; é a troca da quantidade pela qualidade, cujo lema é "Beba menos, beba melhor". Essa nova ideia fez com que todo o mercado cervejeiro se movimentasse, fazendo com as grandes cervejarias tentassem se adequar a essa nova realidade para competir com micro e pequenas cervejarias, criando novas linhas de produtos e comprando pequenas cervejarias, mas não alterando suas características.

Mas antes de começar nossa viagem por estas cervejarias, gostariamos de esclarecer alguns Mitos da Cerveja:

"Cerveja Artesanal é amarga..."

Muitas pessoas não experimentam novas cervejas, principamente as artesanais, por acharem que estas são muito amargas, mas na maioria das vezes é falta de saber o que se está pedindo. Cervejas estilo IPA - Indian Pale Ale - são muito lupuladas, o que confere um amargor à bebida, mas é exatamente esta a característica marcante deste tipo de cerveja. Mas se você pedir uma cerveja Estilo Witbier - Cerveja Branca - provavelmente vai apreciar o aroma cítrico da laranja ou outra fruta cítrica associada a uma especiaria, como o Coentro por exemplo. Se você é tradicional, peça uma Pilsener: são cervejas leves, com baixo teor alcólico e levemente lupuladas, o que conferem maior sabor do ceral e da levedura, dependendo do fabricante. Da próxima vez que pedir uma cerveja artesanal, pense nos sabores, ao final deste post, você encontra uma tabela com os principais estilos e sua característica mais marcante.

"Cerveja de Milho não Presta, só bebo Puro Malte"

Então me diga se você já viu algum grão chamado "Malte"?

É claro que não, pois Malte é qualquer cereal (inclusive milho) que passa pelo "PROCESSO DE MALTEAÇÃO". Este processo, consiste em fazer o grão germinar, assim como na experiência de plantar feijão no algodão molhado.

Uma das cervejas mais vendidas e tradicionais do mundo, a Budweisser, é há muitos anos fabricada com milho e esta é a sua caracteristica principal.

"Cerveja para ser boa tem que seguir a Lei da Pureza Alemã"

Uma das escolas mais tradicionais na fabricação de cerveja, a Escola Belga, discorda totalmente disto. Gostamos de cervejas do Estilo Alemão, que seguem a Lei de Pureza Alemã, mas gostamos também da criatividade de outras escolas cervejeiras!

Diz a lenda que a Lei da Pureza Alemão só foi criada para os alemães parassem de usar todo o trigo para fazer cerveja e não sobrar nada para fazer pão. Então a lei estabelecia que para fazer cerveja seria usado somente água, lúpulo e Cevada, conservando o trigo e outros cereais para a alimentação.

"Cerveja Artesanal é muito cara"

A questão aqui é que cervejar artesanais são para degustar, harmonizar, ter uma experiência sensorial completamente diferente de somente beber.

Você pode não querer comprar cervejas artesanais para uma festa grande, cheia de convidados, onde a maior parte da cerveja é desperdiçada em copos e latas que ninguém sabe de quem é... E que geralmente acabam no lixo.

Cervejas especiais são para momentos especiais e com pessoas especiais, para aquelas pequenas reuniões de amigos próximos, para harmonizar com pratos especiais.

Isso acontece com qualquer bebida e com a comida também, para aquele churrasco improvisado de final de semana ou para a festa da firma, o negócio é ir de cerveja comum mesmo, para tomar bem gelada e não precisar se preocupar com a harmonização, com a temperatura e com todos os detalhes que uma bebida especial precisa ter.

A tendência é beba menos, beba melhor!

E agora vamos para as dicas de cinco lugares para quem curte uma boa cerveja!


Restaurante do Fritz - Monte Verde/Minas Gerais

Nossa primeira sugestão não poderia ser mais tradicional, afinal a Escola Cervejeira Alemã e sua famosa Lei de Pureza é reconhecida no mundo inteiro e claro que a cerveja harmoniza muito bem com a culinária alemã, recheada de carnes com bastante gordura e sabores fortes da mostarda!

O Fritz é um restaurante muito especial, na charmosa Monte Verde; é especializado em pratos típicos da culinária alemã, que harmonizam perfeitamente com as cervejas produzidas na fábrica que fica bem ao lado do restaurante. A cervejaria produz três tipos de cervejas que seguem a escola alemã: Koëlsh, Weizen e Dunkel, ótimas para harmonizar com pratos da culinária alemã servidos no restaurante, como Eisbein e o Kassler.

É sempre uma boa idéia pedir a régua de degustação para provar um número maior de cervejas da casa e escolher a melhor harmonização com o prato.

Você pode conhecer fábrica, que fica ao lado do restaurante; para maior comodidade agende a visita com antecedência no restaurante. O diferencial da visita à Fábrica do Fritz é que é guiada pelo Braumeister Jörg Franz Schwabe e, ao final do roteiro, você ganha de lembrança uma cerveja (Natur ou Dunkel). Ele nos explicou com muito conhecimento técnico toda a história da cervejaria e os detalhes do processo. A Cervejaria Fritz tem 15 unidades, sendo 14 no estado de São Paulo, mas é na unidade de Minas Gerais em Monte Verde é onde a cerveja é produzida.

Para saber mais acesse:

https://fritzcervejariaartesanal.com.br/

Caras de Malte - Campos do Jordão/São Paulo

Falar em Cervejarias em Campos do Jordão está cada dia mais interessante, pois diversas cervejarias aparecem a cada nova temporada, com estilos e sabores próprios e assim a cidade vêm se tornando um polo cervejeiro. E a Cervejaria Caras de Malte é uma delas!

Localizada em um dos caminhos mais bonitos da cidade, na Estrada do Horto Florestal, o restaurante é bem diversificado, com grelhados ao estilo Uruguaio, Fondues, Trutas e Petiscos que harmonizam com a ótima carta de cervejas produzidas lá. Vale a pena pedir a régua de degustação e provar as cervejas sazonais. Sazonalidade é outra característica de cervejarias artesanais, que aproveitam o clima e ingredientes de época para produzir sabores únicos, que harmonizam com pratos da época e com o clima, mas que são produzidas por um certo período, como a Double IPA Rauch Bier Saison.

Uma dica para aproveitar bem o lugar é chegar antes da hora do almoço ou jantar, assim não terá problemas para estacionar o carro ou para achar um bom lugar para sentar e curtir a gastronomia e a carta de cervejas.

A cervejaria é muito bem estruturada; há uma área externa bem agradável com mesas e cadeiras, e também tem um playground, bacana principalmente para quem está com crianças, ótimos para os dias mais quentes. A área interna é bem aconchegante, com lareiras para aquecer os dias mais frios.

Inovação em todos os sentidos, desde o nome, os nomes dos rótulos e até os motivos de decoração, essa é a grande mudança que queremos mostrar aqui neste post. Portanto se estiver na região de Campos do Jordão não deixe de conhecer a Caras de Malte!

http://carasdemalte.com.br/

Cervejaria Carijó - Santo antônio do Pinhal/São Paulo

Não só Campos do Jordão, mas toda a serra da Mantiqueira vem se transformando em um polo de cervejas artesanais, com destaque para a pequena e charmosa Santo Antonio do Pinhal.

Um dia, estávamos captando imagens para o vídeo do Canal SerrAcima que fizemos em Santo Antônio do Pinhal; e na Estrada do Lajeado, uma das rotas rurais de Santo Antônio do Pinhal, nos deparamos com esta surpresa; a pequena Cervejaria Carijó.

No local há também um pequeno empório com produtos artesanais e um restaurante que serve saborosos pratos e petiscos, alguns bem regionais, como os tradicionais Pasteis de Angu, que harmonizaram com o Chope Weiss produzido lá. a Cervejaria Carijó é um bom evxemplo de Micro Cervejaria, com produção bem artezanal, que permite ao mestre cervejeito fazer bastante experiências com novos sabores.

Gostamos especialmente da cerveja Farmhouse Ale com Hibisco e Camomila - leve, com uma bela cor e acidez gostosa! Por sua delicadeza, harmoniza muito bem com os Pasteis de Angu ou com queijos.

Como já comentamos, essa adição de ingredientes inusitados, que é característica de algumas micro cervejarias, gera uma curiosidade sobre novos aromas e sabores que as cervejas podem oferecer, saindo do básico do gosto brasileiro comum que é a cerveja tipo Pilsen. Como dissémos no início deste post, apesar de muitos cultuarem a Lei de Pureza Alemã, não podemos esquecer da Escola Belga, que preconiza a adição de outros ingredientes, que podem oferecer essas novas possibilidades, sabores, cores, harmonizações e experiências.

Até agora passamos por dois estados, mas na mesma região da Serra da Mantiqueira, mas as micro cervejarias estão se espalhando por todo o país e principalmente em Santa Catarina, a colonização alemã tem forte influência na produção de cervejas. Vamos falar daquela que talvez tenha nos chamado a atenção para este movimento de micro cervejarias e nos gerado curiosidade para pesquisar e entender sobre os processos cervejeiros, os ingredientes e principalmente os estilos; esta cervejaria é a Schornstein em Pomerode - SC!

Cervejaria Schornstein - Pomerode/Santa Catarina

No já distante ano de 2007, estávamos de férias em Santa Catarina e depois de fazer rafting em Apiúna, precisávamos parar para dormir e acabamos, por sugestão do pessoal do rafting, indo para a linda cidade de Pomerode.

A nossa impressão é que em 2007 Pomerode começava a se tornar uma cidade turística, mas ainda era muito diferente de hoje, pois haviam poucas hospedagens e restaurantes.

Nos hospedamos em uma pequena pousada no centro da cidade e na hora do jantar perguntamos pedimos para a dona da pousada uma indicação - 2007 já está tão no passado que ainda não havia o Google Maps, dá pra imaginar nossa vida hoje sem as indicações do Google Maps?

Para a nossa sorte, a indicação foi de uma cervejaria que tinha sido inaugurada há seis meses e estava fazendo bastante sucesso entre os moradores, então fomos lá conferir.

A cervejaria era a Schornstein e desde a primeira visita adoramos o ambiente, a culinária e claro as cervejas!

Após nossa visita em 2007 retornamos em 2015, após participarmos do Rally da Suzuki em Pomerode. Também em 2018, por coincidência, havíamos terminado de participar de outro rally, o Transcatarina, e fomos lá no dia seguinte a aproveitamos para assistir a final da Copa da Rússia.

Claro que muita coisa mudou desde 2007, a Schornstein não é mais uma Micro Cervejaria, mas continua sendo uma cervejaria artresanal que mantém oa sabores característicos de seus produtos. Continua inovando e criando sabores sazonais e outros feitos exclusivamente para o bar em Pomerode. Infelizmente o Bar que havia em Holambra fechou, pois era uma forma de apreciar tudo que faz desta cervejaria, uma das melhores em nossa opnião, um pouco mais perto de nossa casa.

Para nós o destaques são a Wittbier e a premiada IPA!

Cervejaria Container Blumenau/Santa Catarina

Mas nem só de sabores alemães vive a cerveja de Santa Catarina. Um bar muito legal que visitamos em 2019 foi o da Cervejaria Container, na cidade de Blumenau, que tem toda a inspiração nos Pubs Londrinos, desde a gastronomia, a música (muito Rock n' Roll), passando pela decoração e claro pelos estilos ingleses de cerveja.

Começamos pela régua de degustação, provando 5 cervejas da casa -  Joke: Bohemia Pinsen; Wembley: Blond Ale; Bakerloo: Pale Ale; Black Sheep: Dry Stout e Revolution: English IPA. Harmonizados com Misto de Frios, produzidos na região de Blumenau, que nos permitiu sentir a variação de cada cerveja com diferentes sabores dos embutidos.

Caatinga Rocks - Maceió/Alagoas

A cultura da cerveja artesanal está se espalhando por todo o Brasil, e a Caatinga Rocks é ótimo exemplo desta cultura cervejeira.

A cervejaria mostra seu orgulho de ser nordestina, apresentando 12 rótulos todos com nomes e claro, caraterísticas com a alma nordestina, incluindo nas receitas ingredientes como xique-xique, mandacaru, umbú-caja e outros.

Entre os 12 rótulos alguns são em parceria com outras cervejarias, como as Cervejarias Dádiva e Divina Gula, trazendo aindsa mais sabores especiais para a marca, que tem muitos rótulos premiados em diversos concursos.

No pequeno e aconchegante Bar em Maceió, você pode experimentar as cervejas e ainda se surpreender com ótimos acompanhamentos como Mini Hambúrguers, e Carne de sol Assada, a gordura das carnes, associado com os sabores marcantes, traz uma ótima experiência de harmonização.

Caatinga Rooks

Taps Cervejaria e Empório - Palmas/Tocantins

A Taps Cervejaria e Empório é um bar charmoso e com uma boa carta de cervejas e petiscos. Com mesas internas e externas para a rua tranquila, um ótimo lugar para bater papo enquanto se degusta um chope ou uma cerveja!

Este bar é um daqueles lugares que fogem da forma "comum" das micro e pequenas cervejarias comercializarem seus produtos; por terem muito valor agregado, estas cervejas necessitam de um local com apelo diferente, principalmente para um público que esteja interessado em saborear cerveja com aromas e sabores diferentes e principalmente harmonizar com pratos ou petiscos.

No dia que visitamos haviam doze tipos de chopes engatados nas torneiras; o chope é a cerveja antes da pasteurização e engarramento. Por ter uma durabilidade mais curta, sua principal característica é o frescor, muito apreciado. Lá tem também tem ótimos rótulos de cerveja engarrafadas

Gostamos muito da Touchdown NE IPA da Lola, uma cervejaria de Goiânia, que harmonizou perfeitamente com as deliciosas coxinhas de chambari - um corte bovino da canela, próximo do joelho, com uma untuosidade que lembra rabada; é considerado o prato símbolo da culinária tocantinense! A harmonização se deu pelo alto IBU (índice de amargor da cerveja) presente nas cervejas tipo IPA (India Pale Ale) com a gordura da carne da coxinha. Com uma pimentinha, hum!

Cada dia mais as cervejarias artesanais e bares focados neste tipo de cerveja se tornam uma ótima opção para ir com os amigos, um encontro romântico ou até mesmo aquele almoço de domingo com a família, pois a maioria além de ótimas cervejas tem uma gastronomia incrível, sempre pensando da experiência da harmonização

O Post Original foi publicado em 15 de Setembro de 2020, atualizado em setembro de 2021


Por motivo da Pandemia do Covid-19, ainda existem muitas restrições e alterações de horários, de acordo com cada governo local, portanto planeje seu passeio e se informe antes sobre os horários de funcionamente e restrições.

Esta é a opnião do Canal SerrAcima; não garantimos que sua experiência será a mesma que a nossa. Não somos agência de viagem, não vendemos pacotes, não oferecemos descontos ou promoções, apenas compartilhamos experiências.

Não recebemos nenhum tipo de pagamento, incentivo ou temos parceria com as empresas detentoras das marcas aqui mencionadas. E caso alguma marca tenha alguma divergência do texto por favor solicite a retirada e será atendida o mais rápido possível.

Comentários