Fomos visitar o Morro da Igreja em Urubici - Santa Catarina. Nós nos hospedamos em São Joaquim e foi de lá que partimos para esse passeio!
Antes de subirmos a Serra Catarinense, estávamos hospedados em Garopaba; acessamos o site do ICMBio - Parque Nacional de São Joaquim para agendarmos a visita. Eles liberam as datas por meio de links e é necessário preencher um formulário. Antes da visita ao Morro da Igreja é necessário retirar uma autorização na Sede do ICMBio, que fica na cidade de Urubici; o nome dos pré-cadastrados ficam em uma lista com o pessoal do atendimento. É importante ressaltar que há um limite do número de visitantes por dia: assim, vale a pena se planejar com antecedência.
Vale a pena conhecer o lugar, que tem uma pequena exposição com informações sobre o Parque Nacional de São Joaquim, alguns objetos e animais empalhados, muito interessante!
Já havíamos tentado visitar o Morro da Igreja outras vezes, quando ainda não havia o sistema de agendamento prévio pela internet: na primeira vez, chegamos a retirar a autorização no ICMBio; porém, quando chagamos na guarita da entrada, fomos avisados que a estrada tinha sido interditada devido uma tempestade e ventania que derrubou árvores. Na segunda vez, não havia mais autorizações para os dias que ficaríamos em Urubici... só conseguimos visitar na terceira vez em que estivemos lá, com algumas nuvens, mas com visual bonito. Nessa quarta vez demos muita sorte porque o dia estava ensolarado e sem nuvens!
O percurso entre o ICMBio de Urubici e o Morro da Igreja é de 29km, o que leva aproximadamente 36 minutos; no caminho, há restaurantes e lanchonetes, mas não há nenhuma estrutura no mirante. Aproveite para se alimentar e usar o banheiro antes de ir.
Todo o percurso é íngreme e sinuoso, mas asfaltado.
Há uma portaria, onde deve-se entregar a autorização. Segue-se por mais um trecho de 4km, em 10 minutos até chegar ao mirante. Lá também fica a Sede do Comando da Aeronáutica e o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo); é de onde se faz o controle dos voos que passam pela região Sul do Brasil.
A orientação é que a permanência deve ser de quinze minutos.
É uma área controlada pelas Forças Armadas; foi o Batalhão de Engenharia do Exército que reformou a estrada e construiu uma área de estacionamento para os visitantes e um belo deck para a melhor contemplação da área.
A paisagem é linda! Principalmente a Pedra Furada, o chamado Morro da Igreja. Em dias limpos, pode-se avistar a paisagem m
muito longe, inclusive o Parque das Usinas Eólicas.
muito longe, inclusive o Parque das Usinas Eólicas.
E no inverno, pode-se curtir o frio. É no Morro da Igreja que foi registrada a menor temperatura não oficial do Brasil: -17,8ºC em 29/06/1996. É uma região muito alta, de 1822 metros acima do nível do mar, o que faz com que a Serra Catarinense seja a região mais fria do Brasil, tendo inclusive, vários registros de neve.
É um passeio para quem gosta de mirantes, paisagens lindas e natureza!
Veja o vídeo que fizemos para o Canal SerrAcima:
Liberdade de voar em um horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser. Cecília Meireles
Comentários
Postar um comentário