5 Lugares Para Curtir o Verão Longe da Praia


Quando chega o verão no Brasil, muitas pessoas pensam em curtir os dias de calor a beira da praia - mas também com mais de 8000km de litoral e com belíssimas praias espalhadas por todo pais fica difícil, a princípio, de pensar em outro destino.

Desta forma, passa a ser uma escolha normal para muitos brasileiros e também de turistas estrangeiros, que buscam o Brasil para curtir as paradisíacas praias. Mas não é só de praias que vive o nosso verão: em todo o país existem lugares incríveis e alguns bem longe da praia e esta matéria é exatamente para dar 5 ideias de lugares longe da praia para curtir o verão.

Brotas - SP


Distante 245 km, em linha reta da praia mais próxima - Mongaguá no Litoral Sul de São Paulo - Brotas está bem no centro do estado de São Paulo na região conhecida como Cuesta, formação geológica constituída por serras e colinas.

Devido esta característica geológica, existem na região diversas cachoeiras e quedas d'água; e a cidade de Brotas se aproveitou do Rio Jacaré-Pepira e se transformou na Capital do Rafting.


Rafting no Rio Jacaré Pepira em Brotas - SP


Além do Rafting, Brotas também é famosa por outros esportes de aventura e integrados à natureza como: Boia Cross, Canoeing, Tirolesa, Cascading e muitas outras. Para os amantes do Off Road, o que não faltam na região são trilhas e estradas de terra de diversos níveis de dificuldade e experiência e até o Paulista Off Road, realiza etapas do tradicional rally de regularidade na região de Brotas e é uma das etapas que os competidores mais gostam.

A gastronomia também é destaque na cidade de Brotas, com diversos restaurantes e bares com cardápios diversos, uma ótima pedida para uma boa refeição após curtir o dia nos diversos atrativos da região.

Mas o melhor para curtir o verão são as diversas cachoeiras que existem em toda região. Na sua grande maioria estas cachoeiras estão em propriedades privadas e é cobrada uma taxa de entrada, muitas delas tem infraestrutura completa, como sanitários, banheiros, vestiários e restaurantes e também guias e instrutores para os esportes e atividades que podem ser realizados no local.

Delfinópolis - MG



Distante em linha reta 365km até Taquari na Baia de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, é a faixa litorânea mais próxima está a Cidade de Delfinópolis, no estado de Minas Gerais.

Minas Gerais não tem praia mesmo, mas também não faz falta; só o munícipio de Delfinópolis tem mais de 150 Cachoeiras, além do Lago da Represa do Peixoto, formado pelo represamento do Rio Grande.

Bela Vista da Represa do Peixoto em Delfinópolis - MG

Na Represa o que não faltam são Praias e a prática de esportes náuticos, mas o grande atrativo são as lindas cachoeiras. O Complexo do Claro talvez seja o mais próximo da cidade e possuí cinco cachoeiras sensacionais, sendo duas com fácil acesso.

Toda a região é muito bonita, pois está na Serra da Canastra; se você está disposto a andar um pouco mais, pode adentrar ao Vale da Gurita, onde também não faltam Cachoeiras, como a da Maria Concebida e a do Ouro, esta última possui um restaurante simples mas com o melhor da comida mineira, que pode ser vista no vídeo que fizemos entre Vargem Bonita, passando pela Serra Branca, Caminho do Céu, Condomínio de Pedras já em Delfinópolis, pois a Serra da Canastra é um dos paraísos de quem curte o Off Road.




Por todos estes motivos este é um dos destinos longe da praia mas ótimo para curtir o verão e ainda se refrescando nas deliciosas águas geladas das cachoeiras!


Itatiaia - RJ



Um dos lugares mais frios do Brasil, pode ser uma boa pedida para curtir o Verão, se refrescando nas diversas cachoeiras e curtindo o clima mais ameno a noite, isso apenas a 55km de distância da praia mais próxima, perto de Angra dos Reis, também no EStado do Rio de Janeiro.

O clima ameno se dá pela altitude das montanhas da região. O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro, o terceiro mais alto do Estado de Minas Gerais (o Parque Nacional de Itatiaia faz divisa entre os dois estados) e um dos pontos mais altos do Brasil.

Encravado na Serra da Mantiqueira, o Município de Itatiaia não é um destino apenas de cachoeiras, pois existem atrações para todos, desde o belo Bairro de Penedo e todas as tradições finlandesas que podem ser apreciadas no Museu Eva Hilden, como também na culinária do restaurante Koskenkorva. Veja o vídeo que fizemos de Penedo no Canal SerrAcima:




Você pode acessar este post que fizemos aqui no Blog sobre cidades para se sentir na Europa. Clique aqui. 

Itatiaia também é um ótimo destino para quem curte um off road e apreciar os bonitos caminhos que vão para a micro região de São Lourenço, já no estado de Minas Gerais que passam por belas paisagens e cachoeiras.

E por falar em Cachoeiras o que não faltam são belas quedas d'água em toda a região, principalmente na parte da serra, nos distritos de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Cachoeira do Escorrega - Visconde de Mauá


Gastronomia, é outra atração da região, além de Penedo que já comentamos, Maringá do lado mineiro tem uma rua cheia de charmosos restaurantes. Em toda região é possível apreciar pratos deliciosos a base de Trutas criadas na região, com destaque para o restaurante Truta Rosa em Bocaina de Minas.


Truta com batata no Restaurante Truta Rosa


Em toda a região tem atrações que agradam muitos tipos de público, planeje sua próxima viagem e escolha os roteiros que combinem com a sua personalidade de turista.


Foz do Iguaçu - PR



A nossa sugestão de destino de viagem que fica mais longe da Praia é Foz do Iguaçu que está a 605km da Paraia de Guaratuba também localizada no Estado do Paraná.

O destino é famoso mundialmente por conta das Cataratas do Iguaçu que são formadas pelas quedas do rio de mesmo nome e também dão nome a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, onde o rio encontra o Rio Paraná e também à cidade de Puerto Iguazu, já do lado argentino.

As duas cidades tem belissímos parques com ótima estrutura de apoio para conhecer esta maravilha da natureza com visões completamente diferentes em cada um deles.

Do lado brasileiro o caminho é feito por ônibus de dois andares com visão panorâmica, que levam os visitantes até as atrações. Já do lado argentino, o passeio é feito de trenzinho. Do lado brasileiro você observa as Cataratas como uma pintura e do lado argentino você está bem próximo às queda e pode sentir toda a energia e força das águas.


Magnífica vista das Cataratas do Iguaçu


Mas está enganado quem pensa que Foz do Iguaçu vive somente das cataratas, pois o que não faltam são atrações, como fazer compras; Ciudade Del Este, no Paraguai é famosa pelas compras, principalmente de artigos eletrônicos e Puerto Iguazú, do lado argentino é ótimo para comprar os conceituados vinhos argentinos por um preço ótimo e também para compra de outras especialidades argentinas, como: Azeite, Azeitonas, Doce de Leite e Alfajores.

Em Puerto Iguazú também se pode apreciar a gastronomia argentina com carnes preparadas ao estilo porteño em diversos restaurantes da pequena cidade.


Bife Ancho com Papas Fritas no Restaurante La Rueda em Pueto Iguazú, Argentina


Do lado brasileiro a atração fica por conta dos diversos passeios que podem ser feitos na hidrelétrica de Itaipú Bi-Nacional, desde passeios que mostram o funcionamento da usina até passeios de Catamarã pelo lago da usina.

Outra boa pedida para o Verão é conhecer as praias formadas pelo lago; são diversas praias, algumas com estrutura de quiosques com churrasqueiras, lanchonete, banheiros e local para deixar o carro.


Praia da Alvorada em Santa Terezinha de Itaipú - PR


Foz do Iguaçu é um dos destinos de viagem mais visitados no Brasil e no Mundo, isto porque não faltam atrações, nós já estivemos por lá 4 vezes e ainda faltam muitos atrativos para conhecer. 



Cânions do Xingó - SE - AL




E pra quem acha que só de praias se faz o verão no nordeste brasileiro está muito enganado: os Cânions de Xingó são uma das diversas atrações na região que não são de praia e atraem milhares de turistas o ano todo, por suas belezes naturais e pelo prazer de dar um mergulho nas águas do Rio São Francisco.

As cidades de Canindé de São Francisco - SE e Piranhas - AL estão quase 200km distantes da praia; o ponto mais próximo, em linha reta, é a exuberante Piaçabuçu com a Foz do Rio São Francisco.

Piranhas no estado de Alagoas é uma cidade histórica, marcada pela passagem de Lampião e seu bando. Piranhas tem no centro histórico diversos bares e restaurantes. A vizinha Canindé de São Francisco é uma vila formada pela construção da Usina Hiroelétrica de Xingó.

O Passeio pelo Rio São Francisco te leva entre os paradões do cânion formado pelo Rio São Francisco e pelas belas paisagens da caatinga e formações rochosas que levam a imaginação humana a ver formas diversas. 


Formações rochosas dos Cânions formados pelo Rio São Francisco


Mas para um destino de verão longe da praia o melhor ainda esta por vir: no meio do passeio existe uma estrutura para a parada dos barcos, com decks de madeira fuluantes, e tanques feitos com redes de proteção para que os turistas possam se deliciar em um banho refrescante no meio do Rio São Francisco. São disponibilizadas bóias para maior segurança.


Deck onde os barcos atracam para o banho no Rio São Francisco


Os Barcos que fazem  o passeio são grandes, o que da uma sensação de segurança e também tem ótima estrutura, inclusive com venda de bebidas.

O ponto de partida dos barcos tem uma estrutura bem grande, com um restaurante, banheiros e loja de souvenir, e até ponto para banho. Tem diversos horários de barcos e você pode almoçar antes ou depois do passeio.

Barco do passeio pelos Cânions do Rio São Francisco


Este passeio é espetacular e quem estiver no Nordeste ou planejando sua viagem para a região, recomendamos que tente encaixar este passeio no seu roteiro.

Devido as restrições impostas pelo Covid-19, deve-se consultar com antecedência se os passeios estão funcionando e quais os horários de funcionamento e siga as recomendações de segurança e higiene.


Comentários